Sabemos que o padrão de consumo das pessoas muda com o tempo! Com o avanço das câmeras digitais, cada vez mais sofisticadas e já embutidas nos celulares, o público de forma geral ficou ainda mais exigente com a qualidade fotográfica de qualquer produto. Quantas vezes você já se deparou com um anúncio de algo que você não precisava, mas que era tão bonito, que acabou gerando um desejo de compra? Temos certeza que muitas! Isso acontece com basicamente quase todos os setores de compra e venda existentes no comércio. E por isso, acreditamos que a imagem daquilo que você está vendendo seja tão importante.
Por isso, nossas dicas de hoje são para te ajudar a tornar ainda melhores as fotos dos imóveis que você vende. Vamos falar sobre equipamentos, empenho, organização, entre tantas outras coisas que podem te auxiliar.
Apesar de existir a possibilidade de contratar um fotógrafo profissional para agregar valor ao seu anúncio, sabemos que esse investimento não costuma ser muito baixo, o que talvez possa ser inviável para o seu negócio. Então, por que não aperfeiçoar as fotos que você mesmo faz enquanto corretor? A fotografia é um dos principais diferenciais nos anúncios online, e se você não está se preocupando com isso, provavelmente está perdendo vendas e negociações.
Confira as dicas para colocar em prática:
1- Organize os espaços para as fotos
Faça questão de apresentar em seus anúncios casas que não tenham entulhos, lixo ou qualquer desordem exposta. É ruim para a imagem do profissional quando os clientes são surpreendidos com imóveis que se encontram desorganizados e sujos. Contrate ou garanta que os proprietários contratem alguém para colocar a casa em ordem e, aí sim, faça as fotos que irá divulgar. Faça isso e você não irá se arrepender.
2- Fotografe todos os ângulos e espaços
Não deixe de fora os detalhes interessantes do imóvel! Fotografe todos os ambientes. Sala, cozinha, banheiro, quarto, área de serviço, piscina e até a fachada da casa. Evite parecer que está “disfarçando” ou “omitindo” algum detalhe. Isso pode gerar desconfiança e fazer as pessoas desistirem do seu anúncio. As pessoas que procuram uma casa pela internet estão pesquisando por uma oportunidade de terem a experiência de ver o imóvel mesmo sem precisar sair de casa, então, saiba entregar ao seu cliente o que ele deseja de forma objetiva e bem feita. O sucesso será certo.
3- Tire muitas fotos
Embora a comunicação entre as pessoas esteja cada vez mais rápida, curta e objetiva, com as imagens, o oposto pode acontecer. Por isso, saiba colaborar com a curiosidade do seu cliente e tire fotos diversas, em grande quantidade. Muitos profissionais dizem que o ideal para anúncios de venda ou locação de imóveis, é ter pelo menos quinze (15) fotos. E cá entre nós, nem é tão difícil assim encontrar 15 itens que chamem a atenção de forma positiva no momento da negociação.
4- Cuidado com a luminosidade
Muitas pessoas não sabem, mas a fotografia é uma mistura sóbria de luz e sombra. E nada mais. Então, para que as suas fotos fiquem boas, você precisa procurar bons pontos de luz ou fontes de luminosidade que possam colaborar com seus objetivos. Fotos feitas contra a luz do sol, por exemplo, criarão uma sombra que tornará sua foto escura, atrapalhando a visão das pessoas no anúncio. O ideal é contar sempre com uma fonte de luz que torne seu espaço uniforme. Tenha um certo cuidado também com as edições para corrigir a luminosidade da imagem, pois isso pode transformar a cor das paredes e tornar o seu anúncio diferente da realidade.
5- Escolha os momentos certos
Prefira fazer as fotos em horários em que o sol se encontre com luzes menos duras, assim, você terá menos sombras nos imóveis. Os horários mais indicados normalmente são pela manhã (se o imóvel ficar de frente para o nascer do sol) ou no final da tarde, a partir das 16 horas (se o imóvel ficar de frente para o pôr-do-sol). As luzes do sol irradiadas perto do meio dia tornam as sombras duras, tornando possível que alguns itens ou locais dos imóveis fiquem escondidos. Fotos feitas à noite precisam contar com iluminação artificial específica, o que tornaria complicado todo o processo, demonstrando a necessidade do acompanhamento de um profissional.
6- Faça uma sequência lógica
Quando você acompanha um cliente em uma visita, vocês passeiam pela casa normalmente em sequência, não é? Então tente reproduzir essa experiência nas suas fotos, criando a impressão de que o interessado está visitando o imóvel de fato. Pode ser uma ótima ajuda!
7- Evite fotos tremidas
Se você não tiver muita prática em fotografia, tente utilizar um tripé. Fotos tremidas acabam deixando irritadas as pessoas que ali estão visualizando. Hoje já existem opções no mercado que contam com controles remotos e câmeras com estabilizador interno. Quanto maior firmeza você tiver em suas mãos no momento de fotografar, melhores sairão suas fotos.
8- Prefira imagens horizontais
Por mais que a maioria dos conteúdos que vemos hoje na internet são baseados no formato horizontal, por acompanharem o TikTok e os Reels do Instagram, as fotos de imóveis também devem ser feitas em formato horizontal. Nesse formato é possível capturar os cômodos com maior amplitude, tornando ainda melhor a experiência do seu cliente.
9- Opte por bons equipamentos
Não é necessário que você se desprenda de muito dinheiro para comprar um equipamento fotográfico de última linha se você não possui experiência ou não atua de forma profissional na área. Hoje já existem diversos smartphones que possuem ótimas câmeras, com ótimas resoluções e memórias amplas. É possível fazer boas fotos com equipamentos de uso não profissional.
10- Conte com a edição
A edição de uma foto também é um passo importante no processo da fotografia, e principalmente quando o assunto é anunciar, se torna imprescindível. Porém, vá com calma. Não utilize milhares de aplicativos de edição de imagem, pois isso transformará o seu ambiente em algo inexistente. A edição de fotografias vem de um processo delicado e minucioso, e por isso, a atenção deve ser redobrada. Se você se atentar às dicas para fotografar melhor, provavelmente não precisará editar seus registros.
A fotografia foi idealizada para eternizar momentos, mas hoje, se transformou também em uma incrível ferramenta de trabalho. Saiba explorar o que ela tem para lhe oferecer, e aproveite para deixar ainda mais personalizados os seus atendimentos e as suas vendas.